sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sempre-viva: flores que têm memória

Serra do Espinhaço, Minas Gerais
Foto: J.R Ripper

Sou filha desse Brasil
Sou da serra das Gerais
e trago uma grande história
uma luta pela paz,
de nós, os geraizeiros,
enfrentando os grileiros,
pra defender nosso lugar.

Pra quem não conhece a história
agora eu quero contar:
os geraizeiros lutam
por um lugar pra morar
e pra manter a tradição
que os outros querem tirar.

Meu pai apanhava flor
pra eu poder estudar
hoje veio o agronegócio
entrou para atrapalhar
onde era fonte sustentável
nem uma flor se vê mais.

Pois aqui é o caboclo
que preserva a natureza
tirando dela o sustento
pra levar o pão à mesa
trazendo a sã consciência
de como é rara essa riqueza.

Pois é isso, meu Brasil,
que eu quero esclarecer
os geraizeiros são
os povos de tradição.
que de coração e alma
preservam esse sertão.


A autora deste poema é Eliad Gisele Alves, moradora do quilombo Comunidade de Raiz, no município de Presidente Kubistchek, em Diamantina (Vale do Jequitinhonha)

2 comentários:

  1. Eliad, muito lindo, fiquei emocionado com este poema! parabéns, vamos estar divulgando, pode?

    ResponderExcluir
  2. Ola Carlinhos, pode divulgar sim, será uma honra.
    Agradecida! Carlos Dayrell

    ResponderExcluir